Estética do nariz (rinoplastia)

Estética do nariz

A rinoplastia, também conhecida como cirurgia do nariz, faz alterações para diferenciar a aparência do nariz. Esta cirurgia aumenta ou diminui a ponte do nariz, reduz o tamanho ou a largura do nariz, estreita as narinas, altera o ângulo entre o nariz e o lábio superior ou remodela a ponta. As técnicas cirúrgicas utilizadas dependem principalmente dos objetivos individualizados estabelecidos para cada paciente. Os pacientes que solicitam a rinoplastia podem descrever uma queixa funcional, como falta de ar. Um septo curvo ou corneto inferior são causas comuns de obstrução das vias aéreas nasais. A cirurgia do nariz pode ser realizada por razões estéticas ou médicas com resultados superiores.

burun-estetigi

Candidatos à cirurgia do nariz

Existem várias razões pelas quais os pacientes podem considerar a rinoplastia (cirurgia do nariz):

  • nariz pode parecer muito grande ou muito pequeno
  • nariz pode não combinar com o resto do rosto
  • nariz pode parecer torto, malformado ou desalinhado
  • Pode haver congestão nasal dentro do nariz, o que causa falta de ar.
  • Pode ser um defeito de nascença, o paciente quer que seja corrigido.

Consulta

Durante a consulta inicial, seu médico primeiro pergunta sobre os objetivos específicos do paciente para a rinoplastia; isso inclui quais áreas do nariz do paciente eles desejam melhorar. Esses objetivos podem ser estéticos ou funcionais, e ambos os aspectos são considerados para criar um plano cirúrgico. Seu médico avaliará o paciente e discutirá como individualizar o plano cirúrgico. Como a anatomia e os objetivos cirúrgicos de cada paciente são diferentes, seu médico trabalhará com o paciente para obter resultados estéticos ideais.

Informações da cirurgia

A rinoplastia é realizada sob anestesia geral em cerca de 2-3 horas. Seu médico usará uma abordagem aberta ou fechada para iniciar a cirurgia do nariz. Ele ou ela então tomará medidas diferentes com base nas necessidades do paciente. Por exemplo, se a principal preocupação é remover uma protuberância nasal, um ancinho cirúrgico ou uma grosa é usado para raspar a cartilagem. Se a ponta do nariz for muito grande, a cartilagem se rompe e pontos são usados para remodelá-la.

Recuperação e Pós-Cirurgia

Imediatamente após a cirurgia, seu médico colocará curativos dentro do nariz para melhor cicatrização, enquanto coloca uma tala na parte externa do nariz para proteger o nariz e minimizar o inchaço. Durante as primeiras 48 horas, os pacientes devem usar uma compressa fria ou toalha de mão sobre a área cirúrgica em intervalos de 20 minutos para minimizar o inchaço. Os pacientes devem manter a cabeça elevada e seca durante todo o período de recuperação. Uma semana após a cirurgia, hematomas e inchaço estão em um nível em que a maquiagem pode esconder os hematomas restantes na maioria dos pacientes. Os pacientes geralmente param de tomar analgésicos após 5-7 dias e planejam seus planos de negócios de acordo. Durante o período de recuperação, seu médico recomendará caminhar em casa várias vezes ao dia para acelerar a cicatrização e minimizar a chance de desenvolver coágulos sanguíneos.

Cirurgia aberta?

Depois de anestesiar a área, seu médico fará incisões para acessar os ossos e a cartilagem que sustentam o nariz. Existem duas técnicas gerais para fazer incisões: aberta e fechada (endonasal). Seu médico recomenda uma abordagem de rinoplastia aberta com o nariz totalmente aberto, o que permite visualizar melhor as estruturas nasais e fornecer uma via mais direta para a manipulação cirúrgica. Após a cicatrização, a pequena cicatriz na base do nariz fica quase invisível.

Cirurgia fechada?

A abordagem utilizada será feita levando em consideração os requisitos do procedimento específico e a preferência do paciente e o melhor julgamento do seu médico. A abordagem fechada ou endonasal tem uma dissecção mais limitada dos tecidos nasais, mas proporciona excelente visualização das estruturas nasais e elimina cicatrizes visíveis na base do nariz.

Outras opções?

Além das opções de incisão, existem vários métodos para fortalecer o nariz ou suavizar as deformações da superfície.

Enxertos autólogos de cartilagem do septo nasal (a parede interna do nariz que separa uma passagem de ar da outra) oferecem a melhor chance de um resultado natural. Se a cartilagem e o osso já foram removidos do septo nasal, a cartilagem da orelha ou costela e, às vezes, o osso do crânio são outras opções.

Existem implantes de silicone sólido usados em cirurgia nasal, mas são materiais estranhos que podem infectar ou reagir mal com os tecidos nasais e devem ser removidos. A cartilagem natural é a melhor opção, se disponível.

Enchimentos ou enxertos de gordura podem ser injetados para suavizar o nariz, esconder deformidades ou reentrâncias ou adicionar volume às áreas desejadas.

Formulário de contato

Para informações ou para marcar uma consulta, você pode preencher o formulário abaixo.